domingo, 22 de novembro de 2009

E aí?! O que você acha?



Entre tantos questionamentos que os jornalistas enfrentam em meio a sua rotina profissional, eis alguns dilemas que surgem, que muitas vezes, são difíceis de responder, ou não são totalmente absolutos.


* Afinal, colaboração ajuda ou atrapalha ?

Isso depende. O jornalista, na qualidade de profissional da informação, tem como tarefa coletar, apurar e noticiar fatos. Por trás disso existiu todo um preparo, que pra maioria desses profissionais, começou nos bancos de faculdade. A colaboração dos leitores, opinando sobre o conteúdo veiculado tem sua importância, entretanto não pode ser fator determinante sempre, uma vez que muitas opiniões chegarão ao jornalista, ou a sua redação, e elas precisam ser filtradas. Além do mais, se o profissional passa a se direcionar a todo o momento pelos comentários dos leitores, sua função acaba sendo descaracterizada.
A relação com o público é fundamental! O jornalista não pode também ser arrogante a ponto de achar que está acima do bem e do mal, e que sabe de tudo. Isso fica claro quando Carlos Castilho, em seu texto "A difícil transição do discurso para a conversa, no jornalismo online", publicado no Observatório da Imprensa, fala que "é preciso lembrar que o jornalista faz a representação da representação, ou seja, ele reproduz aquilo que uma ou mais pessoais reproduziram sobre um fato ou sobre o depoimento de terceiras pessoas. Ao produzir o seu texto, o jornalista submete os fatos e depoimentos ao seu filtro pessoal, por mais que ele tente ser isento. Se estes fatos e depoimento já passaram por outros filtros anteriores, a distância em relação à chamada realidade pode ser grande".
Enfim... pra tudo é necessário um meio termo. O jornalista não tem que ceder a qualquer opinião, só pra dizer que constrói um Jornalismo transparente, mas ele tem também que saber ouvir seu público, pra não perdê-lo e pra fazer adaptações.

* A internet realmente venceu a barreira da credibilidade?

Pelo que tudo indica, sim, mas ainda acredito que ela está caminhando para isso. Segundo um estudo do Instituto Vox Populi, publicado no site Proxxima News, a internet e o rádio são as mídias que mais passam credibilidade aos brasileiros. De acordo com o estudo, 40% dos usuários de redes sociais as consideram com um grau de confiabilidade muito alto.
É óbvio que a internet tem muito conteúdo disponível, e que vários deles não passam por filtragem. Entrento, o próprio ato do colaborativismo entre os internautas cria um laço de confiança maior do que aquilo que é repassado por emissoras e jornais, onde não se sabe ao certo que tipos de interesses estão por trás da informação. A internet acaba sendo uma faca de dois gumes.

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