quinta-feira, 11 de junho de 2009

Caxambu quer se tornar Patrimônio da Humanidade


Outra cidade mineira quer se tornar Patrimônio da Humanidade. Caxambu, detentora do maior complexo hidromineral do planeta, possui 12 ricos mananciais de água mineral, dotados de propriedades químicas diferenciadas e medicinais comprovadas. Congonhas do Campo, Diamantina e Ouro Preto, já possuem esse reconhecimento por meio de seus acervos históricos.

Representantes do município estão se mobilizando para reunir documentos necessários para que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) possa conceder esse reconhecimento. Mas, antes, a cidade pretendente precisa ter o título de Patrimônio Nacional. Para tal, o município tem que montar um dossiê com documentos, fotografias e demais papeladas que mostrem a importância do bem para o país ou para a comunidade local. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) avaliará então, sendo que aprovado, o instituto ficará responsável pela proteção do bem.

De acordo com a chefe do departamento de Cultura, Mayara Marinho, uma das primeiras etapas de preservação do patrimônio de Caxambu já foi vencida: a proteção do Parque das Águas pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico).

Uma vez declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Caxambu terá maior facilidade de recursos de organismos internacionais. Para o prefeito da cidade, Luiz Carlos Pinto, o título pode atrair investimentos privados e públicos, que irão fomentar o turismo local, principal fonte de economia do município.

O Jornal da Alterosa de Varginha fez uma reportagem referente ao assunto. Para assisti-la, clique aqui.


Nenhum comentário: