quarta-feira, 11 de março de 2009

Jornalismo tecnológico: informação está a um click?




Avanço tecnológico é sinônimo hoje em dia de crise no jornalismo? Talvez. E de perda de qualidade e credibilidade? Isso vai depender do compromisso do profissional.
É inevitável fugir da era da informática, ainda mais quando esta é uma ferramenta dos tempos modernos. Ficar alheio a ela é ser retrógrado ao progresso. E é de progresso que o jornalismo deveria ser alimentado, começando pela mentalidade de seus profissionais.
Muito tem sido discutido sobre a tecnologia aplicada no universo jornalístico. E esta acessibilidade tem despertado a ânsia de pessoas (sem profissionalização) de querer "participar" deste mundo da informação - o que dificulta a credibilidade das notícias. A facilidade que o jornalista encontra nas "fontes" cibernéticas, tem comprometido muitas vezes o trabalho do verdadeiro profissional da área e os meios massificando a informação como um todo.
O primor da informação do século 21 estará naquele profissional que souber compreender essa nova era. Que o que precisa ser feito e vivido é o diferencial, aplicado pela criatividade. O jornalista que trouxer ao seu público qualidade de apuração, novidade, obterá credibilidade e, portanto, seu diferencial perante à massa informativa estabelecida pela mídia.
O jornalismo não tem que sucumbir à tecnologia, e sim, emergir com uma nova cara.




Confira um artigo sobre o tema, na íntegra, publicado no Observatório da Imprensa:


O desafio do jornalismo no século 21

Nenhum comentário: